terça-feira, 29 de maio de 2007

MASP



Ontem fui ao Masp, ver a exposição Darwin - Descubra o homem e a teoria revolucionária que mudou o mundo.
Muito boa! Mas você precisa ter tempo para ler as colocações e ai sim entrar no mundo recolucionário de Darwin, que realmente impressiona!!
Depois aproveitei e fui ver Goya. São Paulo é a primeira cidade da América a receber a coleção completa da instituição financeira espanhola Caixanova, que depois segue para Buenos Aires, Cidade do México, Miami e Nova Iorque, nada menos que as quatro séries completas das gravuras de Francisco de Goya (1746-1828), reunindo 218 obras, o máximo!!!
Mas mais máximo ainda é o acero do MASP... nossa como é emocionante ficar perto daquelas telas que só vemos em livros, artistas como El Greco, Velázquez, Rembrandt, Rubens, Tuner, Van Gogh, Bellini, Mantegna, Renoir, Monet, Corot, Degas... entre outros. Como é maravilhoso ver aquelas pinceladas de perto, ver a cor original, ver toda a emoção colocada em cada tela... nossa é demais! Tão emocionante que da vontade de chorar... rsrsrs.
Essa que coloquei ai é a tela O artista – Retrato de Marcellin Desboutin (1875), na qual Edouard Manet (1832-1883) representa um amigo que viveu entre 1823-1902.
A obra retorna ao Masp depois de participar da exposição “Rebeldes e mártires: A imagem do artista no século 19”, realizada de junho a agosto na National Gallery, Londres, onde foi restaurada e recebeu nova moldura.
Segundo o próprio Manet, o retrato de Desboutin sintetizava “toda uma época”, expressão que conseguiu pintando, ainda em suas palavras, apenas “a mais extraordinária personalidade do bairro”. Com esta tela, Manet confirmava sua adesão à Nova Pintura que surgia, o impressionismo, praticada pelo grupo de artistas que incluía o retratado.
A tela foi uma das duas obras enviadas por Manet para o Salão de 1876, onde foram vetadas. Chocado com a rejeição, Manet decidiu mostrá-las em seu ateliê – “o salão de um recusado”. Um crítico da época disse que esta “teria sido uma das telas mais fortes do Salão”.
Não imaginava como esse quadro era grande e como ele emociona, como disse o crítico, "é uma tela muito forte", como é lindo!!!! Assim vendo por foto, e ainda na internet não temos noção, vocês devem até achar que sou louca, mas ele é lindo mesmo!!!!
Bom é isso, visitem o MASP e confiram!!
Beijos

Nenhum comentário: