sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Burle Marx


Roberto Burle Marx 100 Anos — A Permanência do Instável

Criador da linguagem moderna do paisagismo no mundo, Burle Marx é considerado o maior paisagista do século 20. Na década de 1930, ele foi pioneiro ao acrescentar plantas brasileiras em jardins que, até então, só traziam espécies europeias

Trata-se de uma retrospectiva que marca o centenário de nascimento de Roberto Burle Marx (1909-1994). A mostra, que já passou pelo Rio de Janeiro, mapeia sua múltipla produção artística, exibindo pinturas, tapeçarias, joias e paisagismos.

Preste atenção na maneira como as diferentes áreas de atuação de Burle Marx se relacionam. O pleno domínio do paisagismo influencia sua linguagem pictórica, e vice-versa.

Roberto Burle Marx 100 Anos — A Permanência do Instável - De 17 de julho a 13 de setembro
Museu de Arte Moderna de São Paulo - Parque do Ibirapuera, portão 3
Informações pelo telefone 11/5085-1300
De terça a domingo e feriados, das 10h às 17h30
R$ 5,50 (grátis aos domingos)

Fonte revista BRAVO! - jul 2009

Roberto Burle Marx foi um dos maiores paisagistas do nosso século, distinguido e premiado internacionalmente. Artista de múltiplas artes, foi também, desenhista, pintor, tapeceiro, ceramista, escultor, pesquisador, cantor e criador de jóias, sensibilidades que conferiram características específicas a toda a sua obra.

Nasceu em São Paulo, a 4 de agosto de 1909, passando a residir no Rio de Janeiro a partir de 1913. De 1928 a 1929 estudou pintura na Alemanha, tendo sido freqüentador assíduo do Jardim Botânico de Berlim, onde descobriu, em suas estufas, a flora brasileira.Seu primeiro projeto paisagístico foi para a arquitetura de Lúcio Costa e Gregori Warchavchik, em 1932, passando a dedicar-se ao paisagismo, paralelamente à pintura e ao desenho.

Em 1949, com a compra de um sítio de 365.000 m2, em Barra de Guaratiba, no Rio de Janeiro, organizou uma grande coleção de plantas. Em 1985 doou esse Sítio, com todo o seu acervo, à extinta Fundação Nacional Pró Memória, atual Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN.

Em 1955 fundou a empresa BURLE MARX & CIA LTDA., pela qual passou a elaborar projetos de paisagismo, fazer a execução e manutenção de jardins residenciais e públicos. Desde 1965, até seu falecimento, contou com a colaboração do arquiteto Haruyoshi Ono.

Roberto Burle Marx faleceu no dia 4 de junho de 1994, no Rio de Janeiro, aos 84 anos.

Um comentário:

--------- disse...

É kariny, nesses tempos bigodudos, tem alguns desses bigodudos que não deviam morrer. Já vi a exposição e é linda, pena que não se tenha uma continuidade na aplicação ampla dos conceitos urbanísticos que BurleMarx e poucos outros tinham. É só prédios, asfalto e carros prá tudo quanto é lado. Já estamos pagando um preço muito alto por isso. Mas temos que continuar a valorizar isso e divulgar.

Com relação a ilustração (não podia deixar passar né!!!! rsrs) está ótima!! Muito legal, viu como vc vai apurando o estilo e vai se equilibrando esse estilo com as cores, o desenho, o humor.....é isso. Gostei muito! Já coloquei na minha pastinha Kariny.
bj
Fica em paz

ah!! se falar com a melicapauli dá um oi prá ela.